Qualificando Relações

Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT)
Programa adotado pelo Reino Unido no combate a depressão

Pela primeira vez em Porto Alegre

O que é?

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) para depressão recorrente foi desenvolvida por Zindel Segal, Mark Williams e John Teasdale no Centro de Mindfulness de Oxford. A MBCT, alicerçada no famoso MBSR - Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness - foi criada com o objetivo específico de ajudar as pessoas que já tiveram ao menos 1 episódio de depressão a evitar novos episódios depressivos (recaídas ou recidivas) e a viverem com mais qualidade de vida.

MBCT

O Programa ocorre ao longo de 8 semanas. Os participantes se encontrarão como um grupo 1 vez por semana por 2h15min (intervalo de 15 min para “tea-break“) com o Instrutor de Mindfulness. Uma parte significativa do Programa é realizada em casa entre os encontros. Os participantes receberão apostila e áudios com todas as orientações para as práticas em casa (6 vezes por semana, 1 vez ao dia).

Além das práticas das técnicas já consagradas da MBCT, nos encontros haverão dinâmicas de grupo e espaços para troca de experiências entre os participantes.

O Programa te ajudará a: 

- Familarizar-se com o funcionamento da sua mente

- Notar os momentos em que você se pega em velhos hábitos de pensamento que reativam o espiral da depressão

- Investigar maneiras que te libertam destes velhos hábitos da mente e, se você quiser, explorar um modo diferente de ser

- Entrar em contato com uma maneira diferente de conhecer a si mesmo e ao mundo

- Notar as pequenas belezas e prazeres no mundo à sua volta em vez de viver na sua cabeça

- Ser gentil com você mesmo em vez de desejar que as coisas fossem diferentes o tempo todo

- Encontrar uma maneira habilidosa para que você não tenha que lutar consigo mesmo constantemente

- Aceitar-se como você é, ao invés de julgar-se o tempo todo.

- Ao final do Programa, tornar-se apto a manter a prática sozinho

Como funciona

A Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) combina elementos da Terapia Cognitiva, como a consciência de distorções nos pensamentos, com práticas meditativas milenares adaptadas pela comunidade científica. Esta combinação nos ajuda a ver pensamentos perturbadores e automáticos como simples eventos mentais transitórios e não como fatos sólidos, permitindo que nos separemos e nos libertemos deles, retornando à realidade do momento presente. Nos tornamos mais aptos a reconhecer nossas reações automáticas em relação a situações, pessoas e coisas, e esta consciência nos dá mais opções sobre como podemos responder a elas. Desta forma, estamos mudando a maneira como nos relacionamos com nossos próprios pensamentos e situações, o que interrompe ou diminui espirais de depressão e ansiedade.

Evidência Cientiífica

Cerca de 50% das pessoas que já tiveram depressão terão pelo menos um novo episódio. Àqueles que já experienciaram pelo menos 2 episódios, tem uma probabilidade de 80-90% de recorrência. Portanto, a depressão deve ser encarada e compreendida como uma doença crônica devido a alta vulnerabilidade destas pessoas.

Diversos estudos clínicos demonstraram efetividade da MBCT na prevenção de novos episódios de depressão, sendo recomendada como diretriz oficial para tratamento de manutenção de transtornos de humor pelo National Institute of Clinical Excellence (NICE) do Reino Unido e pelo CANMAT (Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments). O governo britânico oferece a MBCT para população em seu sistema público de saúde.

Pesquisas clínicas evidenciaram que a MBCT é tão efetiva quando fármacos antidepressivos em prevenir recidivas depressivas, e mais efetiva em incrementar a qualidade de vida. (Kuyken et al, Journal of Consult. and Clinical Psychology, 2008). A MBCT reduziu em 40-50% a taxa de recorrência de depressão em 12 meses em pessoas que haviam experienciarado três ou mais episódios de depressão, quando comparada com tratamento padrão. (Crane et al, Behaviour Research and Therapy, 2014)As Intervenções Baseadas em Mindfulness também tem eficácia comprovada para redução de estresse, ansiedade, dor crônica e para promoção de saúde e melhora da qualidade de vida (Gotnik et al, Plos One, 2014).

Mindfulness:

A palavra mindfulness (traduzida como atenção plena) é um termo “guarda-chuva” ou polissêmico, que pode ser usada para descrever uma característica ou estado psicológico, ou ainda exercícios e práticas nos quais se foca a atenção na atividade realizada no momento presente. Para mais informações sobre mindfulness visite  www.vivamindfulness.com.br/o-que-e-mindfulness

 Instrutor: Marcelo Trombka, Médico (UFCSPA), Sócio da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Doutorado em andamento em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS. Aperfeiçoamento em neuropsiquiatria pela University of Miami School of Medicine, Jackson Memorial Hospital, Florida. Membro da International Positive Psychology Association. Instrutor de Mindfulness com treinamento pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde - Universidade Federal de São Paulo e pelo Oxford Mindfulness Centre.
Oferece palestras, workshops e grupos de mindfulness para o público em geral e empresas na Região Sul do Brasil. Fundador do Viva Mindfulness - www.vivamindfulness.com.br

16 vagas 

  • Público Alvo:
  • pessoas que já tiveram depressão

Público Alvo

Pessoas que já tiveram ao menos 1 episódio de depressão e buscam ferramentas para prevenir novos episódios depressivos e para viver com menos estresse, ansiedade e mais qualidade vida.

Atenção: Este Programa NÃO é recomendado para:

1) Pessoas em fase aguda de transtornos psiquiátricos como depressão maior, transtornos de ansiedade, transtorno de humor bipolar ou qualquer síndrome psicótica.
2) Pessoas com baixa motivação ou que não tenham a possibilidade de incluir na sua rotina durante o treinamento as práticas aprendidas a cada semana (solicita-se o mínimo de 20 minutos por dia, 6 dias na semana)
*se você tem dúvida se pode participar deste programa envie um email para cefi@cefipoa.com.br

Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT)
  • Investimento
  • R$960. Inclui material didático e “tea-break”
    • Início
    • programa de 8 semanas
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