Qualificando Relações

CURSO DE TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA (DBT)
Forma Intensiva

Em Porto Alegre

A Terapia Comportamental Dialética (DBT) é um modelo de psicoterapia dentro das chamadas terapias de terceira geração ou também conhecidas como contextuais. Foi criada por Marsha Linehan, no início para o tratamento de pacientes com severos problemas comportamentais e risco de vida. Mostrou-se eficaz mediante estudos controlados para os pacientes com Transtorno Borderline de Personalidade, Transtornos por Consumo de Substâncias, Transtornos de Conduta Alimentar, Depressão Crônica e pacientes com Transtorno de Controle de Impulsos.

É um modelo complexo e completo que parte de uma forte base comportamental com o aporte de alguns componentes da terapia cognitiva e uma forte influência de Mindfullnes (Consciência Plena) que não só ajuda aos clientes a diminuir condutas de risco, mas também apontam à construção de uma vida que valha a pena ser vivida, tanto para os pacientes severamente perturbados, quanto a seus familiares.

Corpo docente com certificação  da Behavioral Tech (Córdoba e Buenos Aires, Argentina).

CERTIFICAÇÃO:
CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (Porto Alegre, Brasil)
CIPCO - Centro Integral de Psicoterapias Contextuais (Córdoba, Argentina)


 

  • Público Alvo:
  • Psicoterapeutas, Psicólogos, e Médicos Psiquiatras

Conteúdo Programático

Desenvolvimento da DBT. Teoria Biossocial. Supostos, Funções, Etapas e Modalidades.
Condutismo. Treinamento em Mindfulness.
Dilemas dialéticos. Estratégias dialéticas. Pré tratamento
Estratégias de Orientação e Compromisso. Treinamento em Efetividade Interpessoal.
Estratégias Centrais: Validação.
Estratégias Centrais: Análise em Cadeia e Resolução de Problemas. Treinamento em Regulação Emocional
Procedimentos de Mudança. Exposição Emocional. Modificação Cognitiva. Manejo de Contingências
Manejo do risco suicida. Treinamento em Tolerância ao mal estar.
Abordagem de paciente com estreses pós traumático.
Conceitualização de caso. Treinamento em Aceitação Radical


Corpo Docente

Med. Esp. Psiq. Adrián Fantini http://lattes.cnpq.br/2946944417312370 (Córdoba, Argentina) 

Médico com título Universitario de Especialista em Psiquiatría e Medicina Legal. Residência em Psiquiatría, chefe de Residentes e médico da guarda de Psiquiatria no Hospital B. Moyano de Buenos Aires. Realizou cursos de pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia Comportamental Dialética na Fundação Foro de Buenos Aires. Rotante no Serviço de Terapia Sistémica no Hospital San Pau de Barcelona. Atualmente está em processo de certificação em Terapia Comportamental Dialética Behavioral Tech. Membro do Chapter de Criminologia de APSA (Associação Argentina de Psiquiatras) e da ACBS (Association for Contextual Behavioral Science). Coordenador assistencial, supervisor clínico e docente no Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (CIPCO). Professor Universitário na Universidad Católica de Córdoba (UCC). Adjunto na matéria Psicologia Clínica no departamento de pós graduação da Faculdade de Medicina da Universidad Católica de Córdoba (UCC) e chefe de Trabalhos Práticos na Cátedra de Psiquiatria na carreira de Medicina da mesma Universidade. Psicoterapeuta individual e coordenador de grupos de habilidades na Fundação Foro e Fundação para a Assistência em Transtornos de Conduta. Psiquiatra Forense no Poder Judicial da Província de Córdoba e docente na carreira de Médico Legista na Universidad Nacional de Córdoba. (UNC).

Lic. Esp. Victor Hugo Fabris http://lattes.cnpq.br/9067652232595243  (Buenos Aires, Argentina)

Licenciado en Psicologia, Universidad de Palermo. Realizou Especialidade em Psicoterapia Familiar com Orientação Cognitiva na Fundação Aiglé, Universidad Maimónides e realizou mediante a mesma o curso de especialização no Ackerman Institute for the Family. Especialista avançado em Terapia Comportamental Dialética certificado por Behavioral Tech y Marsha Linehan Ph.d realizando a especialização e vários cursos de atualização na mesma instituição. Também se especializou em Psicoterapias Breves e Psicodrama, na Fundação Gregory Bateson com o aval do Mental Research Institute. Membro da ACBS (Association for Contextual Behavioral Science). Diretor Psicoterapéutico do Centro ADSUM para a Saúde Mental e Adições, onde desempenha o papel de coordenador de grupo de Habilidades de Terapia Comportamental Dialético para pacientes e o Grupo de Familiares e Agregados. Professor do Centro Integral de Psicoterapias Contextuais. Membro da Associação Argentina de Psicoterapia Cognitiva. Professor convidado no CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, Universidad Católica Argentina, Universidad Maimónides, entre outras instituções.


Coordenação

DIRETOR: DR. FABIAN OLAZ (Córdoba, Argentina)


Diferenciais

Docentes Internacionais altamente qualificados e com muita experiência clínica

CURSO DE TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA (DBT)
  • Investimento
  • Taxa de Matrícula de 150,00 e 4 parcelas mensais (consultar).
    • Carga Horária Total
    • 50 horas/aula
    • Início
    • De 15 a 19 de janeiro de 2018
    • Das 9h às 12h20 e das 13h30 às 18h30.
    • Local
    • CEFI Porto Alegre
Inscreva-se