Qualificando Relações

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO OU APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIAS COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS OU DE TERCEIRA GERAÇÃO
7a TURMA

CERTIFICAÇÃO DO MEC

CERTIFICAÇÃO FORNECIDA POR CEFI (CENTRO DE ESTUDOS DA FAMÍLIA E DO INDIVÍDUO); CIPCO (CENTRO INTEGRAL DE PSICOTERAPIAS CONTEXTUALES – Córdoba, Argentina).
Curso de Especialização ou Aperfeiçoamento em Terapias Comportamentais Contextuais ou de Terceira Geração
Nos últimos anos, as denominadas Terapias Contextuais ou de Terceira Geração ou Terceira Onda estão cada vez crescendo mais e se expandido. Esta terceira geração de terapias de conduta se centra na análise funcional da conduta clínica. A proposta é a aceitação e a reconstrução do horizonte da vida do paciente a partir da aceitação do sofrimento e a busca de valores relativos à axiologia do mesmo. As terapias de terceira onda enfatizam a importância do contexto e as relações funcionais dos eventos psicológicos, assim como também a utilização de estratégias de mudança contextual e experiencial. Desde esta perspectiva, se considera a flexibilidade como critério de saúde mental e se utiliza a relação terapêutica como ferramenta principal de mudança terapêutica. No presente curso, se brindará aos alunos os fundamentos conceituais e epistemológicos, bem como modalidades de trabalho em sessão dos diferentes enfoques inclusos dentro desta terceira geração de psicoterapias CBT.

Dr. Fabián O. Olaz (Córdoba, Argentina) 
Doutor em Psicologia. Realizando seus estudos de pós-doutorado na UNiversidade de Almería, Espanha, sob direção de Carmen Luciano, Phd. Professor Adjunto de Clínica Psicológica e Psicoterapias, Investigador e Diretor do Laboratório de Comportamento Interpessoal na Faculdade de Psicologia da Universidad Nacional de Córdoba. Membro da ACBS, e representante na Argentina da Asociación Psicológica Iberoamericana de Clínica y de la Salud. Affiliated Scientist do Center for the Science of Social Connection – University of Washington Department of Psychology. Psicoterapeuta ACT e FAP, é um treinador muito conhecido na Argentina, Peru,Brasil e outors países. No âmbito clínico trabalha especialmente como terapeuta, supervisor e diretor clínico do Centro Integral de Psicoterapias Contextuales em Córdoba, Argentina. É um dos autores de “The Essential Guide to the ACT Matrix: A Step-by-Step Approach to Using the ACT Matrix Model in Clinical Practice” (Polk, K. L., Schoendorff, B., Webster, M. & Olaz, F. O. ,2015) e autor de outros sete livros, dezesseis capítulos de livros e vinte e cinco artigos sobre avaliação psicológica e treinamento em habilidades sociais. 

Docentes Nacionais e Internacionais

Lic. Adrian Fantini (Córdoba, Argentina)
Dr. Fabián O. Olaz (Córdoba, Argentina) 
Lic. Guillermo Ponce Japaze (Córdoba, Argentina) 
Dr. Michel Reyes (Mexico) 
Lic. Victor Fabris (Buenos Aires, Argentina)   
Me. Alessandra Villas Boas (SP) 
Me. Jonatas Passos (RS) 
Me. Karen Vogel (SP) 
Dnda Mara Lins (RS) 
Me. Michaele Saban (SP) 
Me. Priscila Moura (SP) 
Dra. Roberta Kovac (RS)

AULA COM JONATHAN KANTER (Universidade de Washington, USA). 

CERTIFICAÇÃO:

MEC (para quem se realiza Especialização)
CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (Porto Alegre, Brasil) 
CIPCO - Centro Integral de Psicoterapias Contextuales (Cordoba, Argentina)

 

  • Público Alvo:
  • Psicólogos e Médicos Psiquiatras

Conteúdo Programático

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

Psicoterapia Analítico Funcional (FAP)

Análise do Comportamento

Terapias baseadas em Mindfulness

Terapia da Compaixão

Terapia Comportamental Dialética (DBT)

Ativação Comportamental

Terapia Comportamental Integrativa de Casais (IBCT)


Metodologia

Da Formação Teórica
A condução das aulas teóricas estará a cargo de umaequipe docente de primeiro nível integrado por professionais de Córdoba e Buenos Aires, com experiência no trabalho com estes modelos. As aulas contarão com apoio de métodos audiovisuais, guias de trabalho para o estudo autónomo, busca de informação complementar através de recursos da informática e aulas teórico-práticas com participação dos estudantes na exposição de temas. Se prevê o trabalho com casos clínicos e resolução de problemas, role playing e outros recursos vivenciais. Os alunos contarão com uma Aula Virtual,em que se incluirá material específico às temáticas desenvolvidas e acesso ao material utilizado nas aulas.

Da Formação Prática
Os alunos participarão em diferentes atividades que incluem práticas em roleplaying, trabalhos com casos clínicos escritos, e cursos vivenciais onde se trabalharão competências básicas e prática clínica com pacientes.

Estratégias Didáticas
Serão implementadas as seguintes estratégias didáticas:
• Exposição teórica a cargo dos docentes com apoio de métodos audiovisuais
• Guias de trabalho para o estúdo autónomo
• Busca de informação complementar através de meios da informática
• Aulas teórico-práticas comparticipação dos estudantes na exposição de temas
• Participação em atividades vivenciais.
• Acesso a uma Aula Virtual.

Sistema de Avaliação (Somente para Especialização)
Durante o ano, o aluno realiza diferentes atividades a partir das quais se realiza uma avaliação do processo. Ao finalizar o curso, o aluno deve realizar uma prova de múltipla escolha integradora com 30 questões.


Objetivo

• Que os alunos obtenham formação conceitual relacionada aos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos, das denominadas Terapias de Terceira Geração.
• Que os alunos adquiriram uma visão crítica das Terapias em relação a outros enfoques de Terapia Cognitiva e a outras escolas de Psicologia
• Que os alunos conheçam e treinem estratégias de intervenção específicas
• Que os participantes adquiram formação para a conceitualização de casos a partir de um enfoque contextual
• Que os alunos adquiram conhecimentos atualizados acerca da investigação básica e aplicada que sustentam estes modelos de terapia.
• Que os participantes adquiram e aprimorem habilidades de implicância para o trabalho clínico e terapêutico a partir destes modelos


Coordenação

Diretores do Curso
Dr. Fabián O. Olaz (CIPCO, Córdoba, Argentina)
Doutor em Psicologia. Realizando seus estudos de pós-doutorado na UNiversidade de Almería, Espanha, sob direção de Carmen Luciano, Phd. Professor Adjunto de Clínica Psicológica e Psicoterapias, Investigador e Diretor do Laboratório de Comportamento Interpessoal na Faculdade de Psicologia da Universidad Nacional de Córdoba. Membro da ACBS, e representante na Argentina da Asociación Psicológica Iberoamericana de Clínica y de la Salud. Affiliated Scientist do Center for the Science of Social Connection – University of Washington Department of Psychology. Psicoterapeuta ACT e FAP, é um treinador muito conhecido na Argentina, Peru,Brasil e outors países. No âmbito clínico trabalha especialmente como terapeuta, supervisor e diretor clínico do Centro Integral de Psicoterapias Contextuales em Córdoba, Argentina. É um dos autores de “The Essential Guide to the ACT Matrix: A Step-by-Step Approach to Using the ACT Matrix Model in Clinical Practice” (Polk, K. L., Schoendorff, B., Webster, M. & Olaz, F. O. ,2015) e autor de outros sete livros, dezesseis capítulos de livros e vinte e cinco artigos sobre avaliação psicológica e treinamento em habilidades sociais.

Coordenação Administrativa:
Me. Adriana Zilberman (CEFI, Porto Alegre)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO OU APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIAS COMPORTAMENTAIS CONTEXTUAIS OU DE TERCEIRA GERAÇÃO
  • Investimento
  • Taxa de Inscrição de R$ 300,00 até dia 30 de novembro e após esta data R$ 360,00 e 25 Parcelas mensais (valor sob consulta).
  • Obs. Residentes fora de Estado do RS têm 10% de desconto em todo o curso.
    • Carga Horária Total
    • Carga horária total Especialização: 460 horas/aula Carga horária total Aperfeiçoamento: 304 horas/aula
    • Início
    • março/2019
    • Mensal.
    • Local
    • CEFI Porto Alegre
Inscreva-se