Qualificando Relações

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
16ª Turma

Reconhecido pelo MEC Porto Alegre

CURSO COM CERTIFICAÇÃO DO MEC

O CEFI oferece o Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental desde 2011 e já está na sua 16a turma, ocorrendo em diferentes regiões do Brasil e com um Corpo Docente composto por profissionais altamente qualificados com mestrado ou doutorado e com muita experiência clínica. 
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foi desenvolvida na década de 60 pelo psiquiatra norte americano Aaron Beck. Entre as características da TCC encontram-se o fato de ser uma terapia breve, estruturada e voltada para o presente. 
O pressuposto inicial é o fato de as cognições influenciarem os sentimentos e comportamentos. A abordagem se baseia no exame das cognições e, quando forem disfuncionais, nas suas reestruturações por meio de várias técnicas. Ressalta-se que esta é uma teoria em evolução, vários conceitos foram posteriormente integrados ao modelo inicial desenvolvido por Beck. Desde o seu início houve um comprometimento com a busca de evidências sobre sua eficácia, o que levou a um grande número de pesquisas e indicações bem estabelecidas como tratamento de primeira linha (isoladamente ou em tratamento combinado com psicofármacos) para vários quadros clínicos, por exemplo, transtornos de ansiedade, transtornos depressivos e bipolares, transtornos alimentares, relacionados ao trauma e a estressores, transtornos por uso de substâncias, relacionados ao transtorno obsessivo compulsivo, transtornos psicóticos, transtornos da personalidade. Além dos quadros clínicos citados, este curso aborda o uso da TCC na abordagem de casais e famílias, na infância e adolescência, disfunções sexuais, no quadro de dor crônica, transtornos de controle de impulso, TCC com grupos. 
A evolução da teoria incorporou novos conceitos, alguns dos quais também são contemplados neste curso, como a Terapia do Esquema, a Terapia Comportamental Dialética e Mindfulness.


Coordenadora Técnica: Francine Gonçalves - Doutoranda pelo Programa de Pós Gradução em Psiquiatria na FAMED UFRGS. Mestre pelo Programa de Pós Gradução em Psiquiatria na FAMED UFRGS. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora do GECIA (Grupo de Estudo do Comportamento na infância e Adolescência) da UFRGS e Pesquisadora do PROTAN (Programa de Transtornos de Ansiedade) da UFRGS. Integrante do CEDHAS (Centro de Desenvolvimento de Habilidades Sociais). Atualmente é primeira secretária da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Atualmente é professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem experiência na área da psicologia em atendimentos individuais e em grupo, com ênfase em Psicologia Cognitivo-Comportamental e avaliações psicológicas. 

Coordenadora Administrativa: Mara Lins

AULA INAUGURAL: 

Carmem Beatriz Neufeld é pós-doutora em psicologia pela UFRJ e doutora em psicologia e mestre em psicologia social e da personalidade pela PUCRS. Ela é professora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da USP e vice-presidente da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO).

  • Público Alvo:
  • Psicólogos(as) e Psiquiatras (Vagas Limitadas)

Conteúdo Programático

Histórico, Princípios Fundamentais
Técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental Avaliação Clínica e DSM-5 na prática clínica Conceitualização de casos clínicos
TCC nos Transtornos Depressivos e Bipolares
TCC na Fobia Específica e na Ansiedade Social TCC no Pânico
TCC no TEPT e no TAG
TCC na Infância e adolescência
TCC nos Transtornos por uso de substâncias Psicofarmacologia,Tratamento Combinado e Neuropsiquiatria TCC no Transtorno de controle do impulso
Transtornos relacionados ao TOC TCC no TDAH
TCC na Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos Transtornos de Personalidade do Modelo de Beck TCC nos Transtornos Alimentares/ Obesidade
TCC com casais e famílias Dor crônica
Mindfulness
Terapia do Esquema
Terapia Comportamental Dialética
TCC com grupos


Corpo Docente

Analise de Souza Vivan

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atua como psicóloga clínica e é professora em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), do Instituto de Psicologia Cognitiva Comportamental de Franca (IPCC) e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro).

Fernando Elias Machado José

Psicólogo clínico (CRP/RS 07/7040). Mestre em Psicologia Clinica - Área de concentração Cognição Humana - PUCRS. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Diagnóstico Psicológico. Consultor organizacional na área de treinamento. Experiência na área da Psicologia Cognitivo-Comportamental com preparação para provas, vestibulares e concursos. Professor do Programa de Pós Graduação da UNESC, Professor Convidado do CEFI - Centro de Estudos da Família e do Individuo. Terapeuta certificado pela FBTC. Autor dos livros Superando Desafios - como se preparar para provas, vestibulares e concursos (2008), Concursos Faça Sem Medo - entenda, domine e supere os desafios (2011) e Estresse e Desempenho em Concursos Públicos (2014).

Leandro da Fonte Feix

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. É mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atua como psicólogo clínico em Consultório Particular e como Coordenador e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista, IPA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: falsas memórias, memória, psicologia forense, entrevista cognitiva e psicoterapia cognitivo- comportamental.

Maria da Graça Tanori de Castro

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas; Residência em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva pelo CELG (Centro de Estudos Luis Guedes(2001). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Certified Schema Therapist - International Society of Schema Therapy (ISST). Curso de formação em Terapia do Esquema - Neapc (Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas) Professora de Terapia Cognitivo-Comportamental no Instituto WP- Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Neapc (Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas), professora e coordenadora técnica da especialização em terapia cognitivo comportamental do CEFI Cuiabá e Porto Alegre(Centro de Estudos da Família e do Indivíduo).Trabalha em consultório particular

Maria Augusta Mansur de Souza

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Cognitivo-Comportamental pela WP (2007). Mestre em Psiquiatria pela UFRGS (2011). Professora e Supervisora de diversos cursos no Brasil de Pós-graduação na abordagem Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora e terapeuta da abordagem Cognitivo-Comportamental. Terapeuta Cognitivo-Comportamental de Crianças, Adolescentes e Adultos.

Renata Brasil Araujo 
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Tem Formação em Terapia dos Esquemas (NEAPC-ISST). Atualmente, é psicóloga do Hospital Psiquiátrico São Pedro, coordenadora e supervisora dos Programas de Dependência Química e de Terapia Cognitivo-Comportamental do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) - gestão 2013- 2016, Vice-Presidente do Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Supervisora do Estágio em Dependência Química das Especializações em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro, do Centro de Estudos José de Barros Falcão e da Fundação Mário Martins; Professora de Terapia Cognitivo- Comportamental das Especializações em Terapia Cognitivo-Comportamental do: CEFI, NEAPC, Instituto WP- Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, InTCC, ICTC e IPTC; Professora do Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental e da Formação em Terapia dos Esquemas da Wainer ? Psicologia Cognitiva; Sócia, diretora e psicóloga da Modus Cognitivo - Núcleo de Terapia Cognitivo-Comportamental. Secretária da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), gestão 2015-2017.

Francine Guimarães Gonçalves http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4380956P1 
Gabriela de Vasconcellos Baldisserotto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133511H3 


Objetivo

Promover a aprendizagem de aspectos conceituais do Modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental, bem como de técnicas de intervenção nos Transtornos Mentais mais comumente vistos na clínica.


Metodologia

Aulas teóricas, discussão e supervisão de casos clínicos. O CEFI possui a estrutura de Sala de Espelhos, na qual haverá momentos em que os professores farão atendimentos para os alunos observarem, além de práticas de role playing. O aluno poderá atender no CEFI via modalidade SACEFI-Ensino e fará supervisão em aula de um caso. Os atendimentos são pagos com um valor simbólico, ou pelos convênios existentes com o CEFI. O aluno/terapeuta recebe 70% do valor da sessão e poderá, se desejar, receber mais pacientes e realizar supervisão em grupo, com valor diferenciado, visto que esta é fora do contexto do curso.


Informações

Fones: (51) 33461525 e 51 99420-7008 (whatsapp)
cefi@cefipoa.com.br

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
  • Investimento
  • Taxa de Inscrição de R$ 360,00.e 23 parcelas mensais (consultar valor). Sócios FBTC têm 20% de desconto somente na taxa de inscrição. Alunos e ex-alunos CEFI têm 50% de desconto somente na taxa de inscrição.Consulte pagamento estendido e descontos à vista.
    • Carga Horária Total
    • 460 horas / aula – Aulas ocorrem um final de semana por mês com 16 horas/aula
    • Início
    • Abril 2019
    • Sextas-feiras, das 17h30 às 21h40 e sábados, das 8h às 18h30
Inscreva-se