Psicoterapia Integrativa para Infância e Adolescência: Sistêmica, Cognitivo-Comportamental e Contextual

Porto Alegre/RS
  • Público alvo:

    Psicólogos(as) e Médicos(as)

  • Carga horária total

    460 horas/aula

  • Período

    De abril de 2020 a março de 2022 (Férias em fevereiro e julho)
    Sábados quinzenalmente, das 8h às 13h e das 14h às 17h30. Obs. Terão algumas aulas com professores nacionais e internacionais nas sextas-feiras (no máximo 4 ao longo do curso).

  • Local

    CEFI - Porto Alegre


Investimento

  • Categoria 1:Estudantes de graduação, alunos CEFI, professores CEFI sênior

    Taxa de Inscrição de R$ 180,00 e 24 parcelas(Consultar valor)
  • Categoria 2:Demais profissionais

    Taxa de Inscrição de R$ 360,00 e 24 parcelas(Consultar valor)
Pagamento estendido e Desconto para pagamento à vista
Inscreva-se no curso

O CEFI, sempre buscando excelência, tem a grande satisfação de apresentar seu novo curso:  especialização de psicoterapia integrativa para Infância e Adolescência: Sistêmica, Cognitivo-Comportamental e Contextual. Este curso, de forma inédita e original oferece conhecimento teórico e treinamento prático ancorados nas terapias contextuais (3a onda), sistêmica e cognitivo comportamental de forma integrada. 
A supervisão será realizada ao vivo em espelho unidirecional, promovendo uma experiência vivencial do treino de intervenções e assim consolidando a aprendizagem.

Coordenação

Maria Augusta Mansur e Adriana Zilberman

Diferenciais

Aula Inaugural:  Dra Carmem Beatriz Neufeld (SP)

Carmem Beatriz Neufeld é Professor Doutor 2 do Departamento de Psicologia e integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP da Universidade de São Paulo – USP. É também coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental – LaPICC-USP da mesma universidade.

É Vice-Presidente da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO) - Gestão 2015-2018. Foi presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) - Gestão 2011/2013, reeleita para a Gestão 2013-2015. É Bolsista Produtividade do CNPq nível 2 desde 2013 e tem mais de 20 artigos e mais de 30 capítulos de livros publicados. É Pós-Doutora em Psicologia (subárea: Terapia Cognitivo-Comportamental), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Corpo Docente

O corpo docente é composto de profissionais nacionais e internacionais com larga experiência e conhecimento, dentre eles:
 
Victor Hugo Fabris ( Argentina)
Psicólogo formado pela universidade de Palermo na Argentina, possui treinamento em DBT, regulação emocional e Mindfulness pela Behavioral Tech/ Argentina, e formado diretamente pela Ph.D Marsha Linehan em treinamento avançado em DBT, pesquisadora e terapeuta referência mundial na técnica.
 
Chris McCurry (Estados Unidos)
Ph.D. Com doutorado em Psicologia Clínica pela universidade de Nevada-Reno (EUA). Atua como Psicólogo Clínico no atendimento a crianças na Associates in Behavior and Child Development (ABCD, inc.) em Seattle, WA. Autor de diversos livros técnicos para o tratamento de crianças em psicoterapia pelo referencial cognitivo. Confira sua produção bibliográfica:https://chrismccurrychildpsychologist.com/
 
Adrian Fantini ( Argentina)  
Médico Especialista em Psiquiatria. Universidad del Salvador de Buenos Aires. Especialista em Medicina Legal pela Universidad Barcelo; Foi residente e supervisor de residência do Hospital B. Moyano também em Buenos Aires. Atuou no Serviço de Terapia Familiar Sistêmica -  Hospital Sant Pau em Barcelona(ES) e é Terapeuta formado em Terapia Cognitiva e Terapia Comportamental Dialética pela Fundação Foro e Beahvioral Tech.
Atualmente supervisiona prática de atendimento em Psiquiatria na faculdade de Medicina em Córdoba/AR, e coordenador da equipe de Terapia Comportamental Dialética da CIPCO - Córdoba/AR

Conteúdo Programático

Princípios da Psicopatologia na Infância e Adolescência

Princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes

Principais da Teoria Geral dos Sistemas

Estrutura / configurações Familiares

Teoria da crise e Formação de sintoma

Processo de diferenciação e individuação

Desenvolvimento Humano – Infância e Adolescência 

Desenvolvimento Infantil Normal e Atípico

Neurodesenvolvimento

Funcionalidade Comportamental

Teoria do Apego de John Bowlby

Estilos Parentais e Problemas conjugais–Repercussões no comportamento dos filhos

Como o contexto familiar impacta o desenvolvimento das crianças e adolescentes? 

Alienação parental (casais divorciados e casais casados)

Sessões iniciais, Avaliação inicial e Conceitualização cognitiva

Modelos Cognitivo e Comportamental

Oficina de Técnicas Cognitivas e Comportamentais

Treinamento de Pais

Intervenção em Contexto Escolar

Transtorno de Ansiedade Generalizada

Transtorno de Ansiedade de Separação

Fobia Social 

Mutismo Seletivo 

Treino de Habilidades Sociais

Transtorno do Pânico

Fobias Específicas

Transtorno Bipolar e outros transtornos relacionados

Transtorno Depressivo Maior e Distimia.  

Transtornos Depressivos:  - Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor 

Psicofarmacologia na Infância e Adolescência

Transtorno Obsessivo-Compulsivo e outros transtornos relacionados

Transtornos relacionados Trauma e ao Estresse 

Transtorno de Oposição Desafiante

Transtorno Explosivo Intermitente

Transtorno da Conduta

Terapia Comportamental Dialética (DBT) para adolescentes

DBT nas escolas (regulação das emoções no contexto escolar)

Violência e Maus tratos, Abuso Sexual

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Metacognição - Utilização de personagens como recurso terapêutico

Transtornos do Espectro Autista

Dependência Química na Adolescência

Dependência de Tecnologias

Espectro da Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos

Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica e Obesidade

Enurese e Encoprese

Fundamentos da Terapia do Esquema em Crianças e Adolescentes

Esquemas Iniciais Desadaptativos  

Mindfulness para crianças e para adolescentes 

Terapia de Aceitação e Compromisso com crianças e adolescentes

Luto na infância e adolescência

Metodologia Científica