Programa de Mindfulness para comportamentos reativos, impulsivos e redução de estresse

  • Público alvo:

    Pessoas interessadas no tema, em aprender uma prática que pode ser útil para lidar com estresse cotidiano, situações difíceis no dia a dia como sintomas de ansiedade, depressão, comportamentos reativos e impulsivos.

  • Carga horária total

    18 horas/aula

  • Período

    O programa será realizado em oito semanas, com um encontro semanal, nas quintas, nos dias 02, 09, 16 e 23 de Abril, 07, 14, 21 e 28 de Maio.
    18h45 às 20:45

  • Local

    CEFI - Porto Alegre


Investimento

  • Estudantes de graduação, sênior, alunos e ex-alunos do CEFI:

    Têm 5 % de desconto
  • Demais profissionais

    R$ 945,00 à vista ou 2 x de 525,00

Mindfulness é definido como um processo em que trazemos a atenção para o momento presente, estando conscientes do que se passa em nosso corpo, nossa mente e nossas emoções sem reatividade. Quando praticamos mindfulness estamos vivendo o presente de forma intencional, momento a momento, com abertura, curiosidade e gentileza. 

Há evidências científicas sobre a eficácia de intervenções baseadas em Mindfulness para uma grande variedade de transtornos mentais e físicos, como ansiedade, depressão, dor crônica, prevenção à recaída ao uso de drogas, compulsão alimentar, entre outros. Estudos recentes demonstram mudanças estruturais e funcionais no cérebro em praticantes. 

O Programa de Mindfulness para comportamentos reativos, impulsivos e redução de estresse é essencialmente vivencial, no qual conceitos teóricos e atividades didáticas são desenvolvidos e compreendidos a partir da experiência. O modelo Mindfulness Based Relapse Prevention (MBRP) foi desenvolvido nos Estados Unidos pelos pesquisadores Alan Marlatt e Sarah Bowen. Este programa combina práticas de meditação mindfulness com elementos da terapia cognitiva, prevenção de recaída e manejo de impulsos. O MBRP é conhecido mundialmente pelo seu enfoque em auxiliar pessoas com dificuldade em mudar comportamentos prejudiciais no dia a dia. 

No mundo agitado em que vivemos, tendemos a funcionar no ‘piloto automático’, reagindo ao invés de responder às experiências. A intenção da prática é trazer atenção plena para a ação no momento presente, possibilitando um contato mais consciente na relação com os outros, com o meio e com nossas emoções, mesmo em situações difíceis. Significa estar plenamente em contato com a experiência do momento, sem estar absorvido por ela. 

Este programa é especialmente indicado para: 

● Ansiedade; 

● Manejo do estresse; 

● Reatividade no dia-a-dia; 

● Comer compulsivo; 

● Uso de álcool, tabaco e outras substâncias; 

● Uso compulsivo de redes sociais. 

Metodologia

O curso é baseado nos protocolos de Prevenção à Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP – Mindfulness Based Relapse Prevention) para comportamentos impulsivos e reativos e no Body in Mind Trainning (BMT), modelo neurocognitivo que utiliza o movimento no desenvolvimento da atenção plena. 

Através de encontros vivenciais – teóricos serão abordados conceitos da prática de Mindfulness baseados na experiência pessoal ao realizar exercícios e diferentes práticas orientadas, dinâmicas de grupo e troca de experiências entre os participantes. 

Textos, exercícios e os áudios das práticas de Mindfulness serão disponibilizados semanalmente em formato digital via internet para que possam ser utilizados entre os encontros para continuar a desenvolver a habilidade de estar presente e usufruir dos benefícios no dia a dia. 

Objetivo

● Fomentar e orientar o estabelecimento de práticas de Mindfulness baseadas em atenção focada, contemplação e compaixão; 

● Contribuir para o reconhecimento dos fenômenos físicos, mentais e emocionais, ao invés de reagir automaticamente a eles; 

● Aumentar o nível de consciência das experiências sensoriais; 

● Favorecer a identificação de gatilhos para reações automáticas; 

● Prevenir recaídas de comportamentos não saudáveis que se deseja mudar; 

● Contribuir na promoção de estados emocionais positivos, como autocompaixão; 

● Auxiliar no processo de autogestão da regulação emocional e bem-estar; 

● Criar um espaço de compartilhamento de práticas pessoais e vínculo do grupo; 

● (Re) descoberta de valores e comportamentos que vão em direção ao autocuidado e um estilo de vida equilibrado.