Temas Atuais

O que é Codependência?

O que é Codependência?

A Codependência pode ser definida como um transtorno emocional característico de familiares ou de pessoas que convivem com dependentes químicos, jogadores patológicos, e de pessoas com transtorno de personalidade. É um fenômeno psicológico intra e interpessoal que afeta o bem-estar emocional, físico e profissional de milhares de pessoas.

O sofrimento decorrente das consequências do comportamento problemático do familiar, somado a resignação de que precisa ajudá-lo a qualquer custo, é denominada codependência. Codependentes impressionam pela resignação em “salvar” o familiar dependente químico. Abdicam dos próprios interesses, ou da própria vida, para se dedicarem ao familiar. Tem- se a impressão de que significa um ato de amor, porém trata-se de uma atitude patológica, visto que não resulta na melhora da pessoa que apresenta o problema, além de levar ao adoecimento próprio.

O termo surge entre as décadas de 1940 e 1950 concomitante à estruturação do Alcoólicos Anônimos: – Quando os profissionais da área da saúde dirigiram sua atenção às mulheres dos dependentes de álcool e observaram que a maioria delas apresentava características específicas, distintas das de outras mulheres que não se relacionavam com um alcoolista.

 Entretanto, é importante salientar que a codependência é um comportamento aprendido - dependência em pessoas e coisas fora de si mesmo; gerando negligência e declínio da identidade. O falso self que emerge muitas vezes é expresso através de hábitos compulsivos, vícios e outros distúrbios que também aumentam a alienação da identidade real, adotando um sentimento de vergonha.

Doença não se restringe a dependência química – codependentes foram identificados em diversos contextos como pessoas com transtorno de personalidade ou doenças crônicas. O Codependente geralmente toma para si a responsabilidade em todas as áreas da vida da outra pessoa: Conjugal, familiar, social, e até laboral. 

 

Texto de Me. Mariane Radke, psicóloga do Núcleo INTEGRAÇÃO CEFI, Núcleo multidisciplinar de abordagem e tratamento na dependência química do CEFIPOA.

 

Se você conhece alguém que precisa da nossa ajuda ou quiser conversar sobre essa doença contate nossa equipe pelo WhatsApp: 51 94207006 ou telefone: 51 33461525