GRUPO DE TREINAMENTO DE HABILIDADES DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA (DBT) PARA ADOLESCENTES

  • Público alvo:

    Adolescentes entre 13 e 19 anos

  • Carga horária total

    18h30 às 20h30

  • Período


    Quintas-feiras - Serão 14 encontros.

  • Local

    Online


A adolescência é uma fase marcada por intensas mudanças físicas, emocionais e intelectuais. Para alguns adolescentes, a busca por uma identidade e o aumento da interação social podem vir acompanhadas de sofrimento psicológico e de comportamentos de risco. Já sendo vista como uma etapa de oscilações, alguns adolescentes demonstram sentir a intensidade emocional mais elevada, impulsividade, e dificuldades com os relacionamentos interpessoais. Quando frequentes, essas características podem prejudicar muito a qualidade de vida, além de trazerem problemas, tanto para si, quanto para seus familiares.

Essas dificuldades fazem parte do que conhecemos como Desregulação Emocional, que consiste em uma grande sensibilidade a emoções intensas e um lento retorno ao estado de calma, associados a uma dificuldade em modular as emoções e responder a elas de uma forma efetiva e adequada à situação.

O Grupo de Treinamento de Habilidades para Adolescentes é um curso de 14 semanas no qual busca-se desenvolver novas estratégias para lidar com emoções e com problemas do dia a dia, por meio de um curso teórico e vivencial no qual são trabalhadas as habilidades essenciais, divididas em 4 módulos: Consciência Plena, Regulação Emocional, Tolerância ao mal estar e Efetividade Interpessoal, destinado a auxiliar adolescentes, enfatizando o equilíbrio entre aceitação e mudança na promoção de uma vida que valha a pena ser vivida. A Terapia Comportamental Dialética é a abordagem terapêutica usada e amplamente reconhecida como eficaz no tratamento da Desregulação Emocional, percebida em transtornos como depressão e ansiedade, fobia social e em condições em que há condutas de risco, como uso problemático de substâncias, transtornos alimentares, automutilação, agressividade, dentre outras dificuldades.

 

Para maiores informações e inscrições entrar em contato com Vanessa Stechow: 51-99865.8039 ou José Ignacio Cruz Gaitán: 51-98904.6660

 

Sugerimos que os pais e/ou familiares dos adolescentes, participem do grupo de Treinamento de Habilidades para Pais e/ou Familiares, que iniciará no final de maio de 2020.