institucional

FACEFI (Faculdade do CEFI)

O Curso de Psicologia da FACEFI busca atender às demandas por atendimento e educação psicológica no Estado do Rio Grande do Sul, que há muitos anos vislumbra um projeto educacional voltado à formação de profissionais capacitados para participar do trabalho do psicólogo de forma inovadora e socialmente equitativa.  

O contexto atual da sociedade requer das instituições de ensino superior uma compreensão das necessidades da comunidade e que busquem conhecimento que contribua com resoluções de problemas nas mais diversas áreas e distintas circunstâncias.

O CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo foi fundado em 1993, sendo pioneiro no desenvolvimento da Terapia de Família e Casal em Porto Alegre. Em 1994 constituiu seu Departamento de Cursos com o objetivo de capacitar os profissionais da psicologia e áreas afins, nas várias instâncias do exercício profissional. Nos anos seguintes, o então Departamento de Cursos realizou dezenas de atividades educacionais nas áreas da saúde mental, tais como psicologia, psiquiatria, humanidades, enfim, múltiplos cursos, seminários, oficinas, congressos, de curta ou longa duração, formando e especializando centenas de pessoas para os diferentes segmentos e áreas do setor. Com o tempo implantou-se também os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) em diferentes áreas, subordinadas aos ditames da Resolução n° 14/1977, do então Conselho Federal de Educação.

Em 2015 o CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo em mais uma ação de inovação e expansão, criou a Faculdade do CEFI - FACEFI com vistas a promover cursos de ensino superior, com graduação e pós-graduação lato sensu nas diversas áreas do saber. 

O CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo é o mantenedor da FACEFI, tem sede no Endereço: Rua Carlos Trein Filho n0 34, Bairro: Auxiliadora, CEP: 90450-120, Município Porto Alegre – RS.

MISSÃO:

Promover conhecimento para o crescimento pessoal e qualificar relações”

VISÃO:

“Ser reconhecida como instituição que propicia ensino de qualidade para sua comunidade acadêmica com projeção para o contexto nacional e internacional”.

VALORES:

- Comprometimento: responsabilidade com as ações de cidadania como valor primordial para construção de uma sociedade melhor;

Ética: princípio fundamental para preservar direitos, igualdade e justiça nas relações interpessoais;

Formação de Vínculos: formação e manutenção de ferramentas interpessoais para aprimorar os relacionamentos; 

Inovação: constante busca de aperfeiçoamento e novas tecnologias.

 

Objetivos estratégicos da Faculdade do CEFI - FACEFI:

I. Promover a produção intelectual institucionalizada da psicologia, mediante o estudo sistemático dos temas relevantes ao sistema do ponto de vista científico e cultural no cenário estadual, nacional e internacional; 

II. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

III. Formar diplomados aptos à inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino e da extensão;

V. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

VI. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; 

VII. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes das atividades do ensino.

Compreende-se que esses objetivos são plenamente factíveis com o empenho acadêmico e administrativo da Instituição, estando perfeitamente sintonizados com as condições acadêmicas, administrativas, financeiras e institucionais.

 

CURSO DE PSICOLOGIA

Grade curricular e corpo docente – em breve disponível.

Denominação: Graduação em Psicologia

Título conferido: Bacharel

Coordenação: Dr. Cristofer Batsista da Costa

Resolução Nº 5 de 15/03/2011 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o Projeto Pedagógico complementar para a formação de professores de psicologia.

Carga Horária: 4.000 horas   

Turnos: Matutino e Noturno

 

PREVISÃO DE INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS: AGOSTO DE 2020!!! 


A FACULDADE DO CEFI tem como objetivo oferecer a educação superior com qualidade, estabelecer suas Políticas Acadêmicas Institucionais norteadas por diretrizes que têm como meta os processos de ensino e aprendizagem a partir de um corpo docente e técnico altamente capacitado e qualificado.A FACEFI também aceita como processo seletivo o resultado do ENEM. A matrícula do aluno transferido faz-se mediante adaptação e aproveitamento de estudos na forma das normas estabelecidas pelo Conselho Superior. No caso de aluno graduado (Portador de diploma), havendo vagas remanescentes nos cursos superiores de graduação, pode a FACEFI realizar novo(s) processo(s) seletivo(s) e/ou destiná-las a candidatos portadores de diploma de curso superior, observadas as normas estabelecidas pelo Conselho Superior.

Com o tripé dos paradigmas do ensino, da iniciação científica e da extensão, as Políticas são integradas, de modo a contribuir para que a FACEFI seja reconhecida como instituição que propicia à sua comunidade acadêmica, projeção para o contexto nacional, conforme a Visão da Instituição, bem como atender sua Missão de promover a formação integral com educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando prepará-los para enfrentar desafios com competência e princípios éticos que atendam às demandas no processo de desenvolvimento da realidade local, regional e nacional.

 

Confira o Link completo da portaria em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/278543377/dou-secao-1-15-01-2020-pg-15?ref=next_button

 

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2019), com Estágio Doutoral na Universidad del País Vasco, San Sebastian, Espanha (UPV/EHU, 2017); Mestre em Psicologia (UNISINOS, 2015); Especialista em Dinâmica das Relações Conjugais e Familiares pela Faculdade Meridional (IMED, 2014); Psicólogo formado pela mesma Instituição (IMED, 2012). Professor nas Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT; Professor convidado e supervisor no Curso de Especialização em Terapia Sistêmica Individual, Conjugal e Familiar no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, CEFI; Pesquisador junto ao Núcleo de Estudos de Casal e Família (NECAF, UNISINOS), onde é bolsista prestador de Apoio Técnico à Pesquisa, nível 1A. Os principais temas de interesse em pesquisa científica envolvem as relações conjugais, parentais e coparentais, Psicologia da Família; psicoterapia e supervisão clínica na perspectiva teórica sistêmica. Atua como Psicólogo Clínico em consultório particular em Porto Alegre, RS, atendendo adultos e casais. 

 

Tenho interesse

Preencha o formulário abaixo que em breve enviaremos mais informações.