Curso de Especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias

86ª Turma Cuiabá/MT
  • Público alvo:

    Estudantes e profissionais das áreas de Saúde e assistência social

  • Carga horária total

    560 horas/aula – 2 anos letivos

  • Período

    Março/2020 a Março/2022 com férias em fevereiro
    Um final de semana por mês: Sexta-feira, Aulas mensais em finais de semana: Sexta-feira, das 14h às 20h50. Sábado, das 8h às 12h10 e das 13h30 às 16h.

  • Local

    Cuiabá/MT


Investimento

  • Inscrição:

    R$360 + parcelas mensais (valor sob consulta)
  • Alunos e ex-alunos do CEFI tem 50% de desconto no valor da inscrição.
Consulte descontos para pagamento a vista e modalidade de pagamento extenso
Inscreva-se no curso

A Terapia Sistêmica entende que o indivíduo influencia e é influenciado por suas relações e que seus comportamentos estão associados aos diversos contextos em que está inserido. O foco deste tipo de psicoterapia é voltado ao processo dinâmico dessas interconexões, onde o terapeuta colocará maior atenção na forma como os problemas e situações se desenvolvem. O terapeuta vai além da queixa apresentada pelo paciente, e entende que um sintoma pode possuir uma função de equilíbrio na família. A psicoterapia sistêmica abrange indivíduos, casais e famílias.
Trata-se de uma especialização em nível de Pós Graduação, que, desde 1989, habilita e capacita profissionais a intervir preventiva e terapeuticamente em situações de crise de casais e famílias, através de metodologia teórico-prática e vivencial. Abrange aspectos de diferentes linhas teóricas, distintas escolas de terapia familiar; estrutura e dinâmica familiar; teoria da crise e tipologia, formação de sintoma; diagnóstico e estratégias de intervenção clínica; etc. O CEFI é filiado à ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar), já formou mais de 70 turmas e existem vários grupos em andamento. Além de Porto Alegre, o curso ocorre em várias otras cidades do RS e MT.

A supervisão ocorre em ao vivo, através de espelhos unidirecional (Câmara de Gesell).

Objetivo

Habilitar o profissional para a compreensão e intervenção em indivíduos, famílias e casais na abordagem sistêmica.

Metodologia

Aulas teóricos - Discussão de textos, apresentação e debate de vídeos, aulas expositivas, recursos sociodramáticos, dinâmicas, trabalhos em grupo.
Aulas práticas e vivenciais - Simulações (roleplaying), discussão de casos clínicos, debate de vídeos de atendimentos e filmes, atendimentos com supervisão direta (atendimento ao vivo).
Trabalho de self do terapeuta (FOT – Família de Origem do Terapeuta e FAT – Família Atual do terapeuta), dramatizações, treinamento de técnicas de intervenção.

Coordenação

Coordenação Geral: Psic. Adriana Zilberman e Psic. Mara Lins

Coordenação de Ensino: Maria Elisa Wilke

Informações

Fones: (65) 99910 9911 (whatsApp)
ensino@cefipoa.com.br