Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC - Cuiabá

18ª Turma Cuiabá/MT
  • Público alvo:

    Profissionais e estudantes da psicologia e psiquiatria

  • Carga horária total

    460 horas / aula

  • Período

    24 e 25 de abril de 2020 módulos mensais com férias em janeiro e julho)
    Aulas Mensais: Sexta-feira, das 14h às 21h e sábado, das 8h às 16h45m

  • Local

    Cuiabá/MT


Investimento

  • Inscrição:

    R$300,00 até 30/12/2019; após R$360 + 25 Parcelas Mensais de R$ 640,00 ou 32 Parcelas Mensais de R$ 550,00.
  • Alunos e ex-alunos do CEFI tem 50% de desconto no valor da inscrição.
Consulte descontos para pagamento a vista e modalidade de pagamento extenso
Inscreva-se no curso

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica breve e focal, baseada em evidências e estudos científicos, com eficácia comprovada. A TCC acredita que a nossa interpretação sobre os eventos, internos e externos, que determinam as nossas respostas emocionais e comportamentais. A partir disso, a TCC trabalha com três pilares: pensamentos, emoções e comportamentos. É uma abordagem cooperativa, onde terapeuta e paciente têm papéis determinantes para o sucesso da terapia. Ela é indicada para uma variedade de transtornos e conflitos psicológicos: transtornos de ansiedade, de humor, fobias, transtornos alimentares, problemas sexuais, problemas de relacionamentos, dependência química, ciúmes patológico, entre outros. Além dos quadros clínicos citados, este curso aborda a TCC na abordagem de casais e família, na infância e adolescência, TCC em grupos e psicofarmacologia. O curso é composto de aulas teóricas com professores especialistas nas áreas de TCC e um trabalho prático através de casos clínicos, salas de espelho, técnicas e ferramentas para o aprimoramento de habilidades terapêuticas.

 

Aula inaugural com a convidada especial:

 

24 e 25 de abril: Dra. Carmem Beatriz Neufeld - Pós-doutora em psicologia pela UFRJ e doutora em psicologia e mestre em psicologia social e da personalidade pela PUCRS. Ela é professora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da USP e vice-presidente da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO).


Objetivo

Promover a aprendizagem de aspectos conceituais do Modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental, bem como de técnicas de intervenção nos Transtornos Mentais mais comumente vistos na clínica.

Conteúdo Programático

Histórico, Princípios Fundamentais
Técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental Avaliação Clínica e DSM-5 na prática clínica Conceitualização de casos clínicos
TCC nos Transtornos Depressivos e Bipolares
TCC na Fobia Específica e na Ansiedade Social TCC no Pânico
TCC no TEPT e no TAG
TCC na Infância e adolescência
TCC nos Transtornos por uso de substâncias Psicofarmacologia,Tratamento Combinado e Neuropsiquiatria TCC no Transtorno de controle do impulso
Transtornos relacionados ao TOC TCC no TDAH
TCC na Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos Transtornos de Personalidade do Modelo de Beck TCC nos Transtornos Alimentares/ Obesidade
TCC com casais e famílias Dor crônica
Mindfulness
Terapia do Esquema
Terapia Comportamental Dialética
TCC com grupos

Coordenação

COORDENAÇÃO TÉCNICA: Francine Gonçalves - Doutoranda pelo Programa de Pós Gradução em Psiquiatria na FAMED UFRGS. Mestre pelo Programa de Pós Gradução em Psiquiatria na FAMED UFRGS. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora do GECIA (Grupo de Estudo do Comportamento na infância e Adolescência) da UFRGS e Pesquisadora do PROTAN (Programa de Transtornos de Ansiedade) da UFRGS. Integrante do CEDHAS (Centro de Desenvolvimento de Habilidades Sociais). Atualmente é primeira secretária da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Atualmente é professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem experiência na área da psicologia em atendimentos individuais e em grupo, com ênfase em Psicologia Cognitivo-Comportamental e avaliações psicológicas.

Informações

Fones: (65) 99910 9911 (whatsApp)
ceficuiaba@cefipoa.com.br

Corpo Docente

Analise de Souza Vivan http://lattes.cnpq.br/4128506563636135
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atua como psicóloga clínica e é professora em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC), do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), do Instituto de Psicologia Cognitiva Comportamental de Franca (IPCC) e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro).

Fernando Elias Machado José http://lattes.cnpq.br/2165283582659594 

Psicólogo clínico (CRP/RS 07/7040). Mestre em Psicologia Clinica - Área de concentração Cognição Humana - PUCRS. Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Diagnóstico Psicológico. Consultor organizacional na área de treinamento. Experiência na área da Psicologia Cognitivo-Comportamental com preparação para provas, vestibulares e concursos. Professor do Programa de Pós Graduação da UNESC, Professor e Supervisor do Instituto WP - IWP, Professor Convidado do CEFI - Centro de Estudos da Família e do Individuo. Terapeuta certificado pela FBTC. Autor dos livros Superando Desafios - como se preparar para provas, vestibulares e concursos (2008), Concursos Faça Sem Medo - entenda, domine e supere os desafios (2011) e Estresse e Desempenho em Concursos Públicos (2014).

Leandro da Fonte Feix http://lattes.cnpq.br/6813701397268322
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialização em Psicologia Clínica com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. É mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atua como psicólogo clínico em Consultório Particular e como Coordenador e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista, IPA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: falsas memórias, memória, psicologia forense, entrevista cognitiva e psicoterapia cognitivo-comportamental.

Maria Augusta Mansur de Souza http://lattes.cnpq.br/2143233540902840 
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Cognitivo-Comportamental pela WP (2007). Mestre em Psiquiatria pela UFRGS (2011). Professora e Supervisora de diversos cursos no Brasil de Pós-graduação na abordagem Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora e terapeuta da abordagem Cognitivo-Comportamental. Terapeuta Cognitivo-Comportamental de Crianças, Adolescentes e Adultos.

Maria da Graça Tanori de Castro http://lattes.cnpq.br/6269180402893974
Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas; Residência em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva pelo CELG (Centro de Estudos Luis Guedes(2001). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Certified Schema Therapist - International Society of Schema Therapy (ISST). Curso de formação em Terapia do Esquema - Neapc (Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas) Professora e coordenadora técnica da especialização em terapia cognitivo comportamental do CEFI Cuiabá e Porto Alegre(Centro de Estudos da Família e do Indivíduo).Trabalha em consultório particular