Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental

17ª Turma Porto Alegre/RS
  • Público alvo:

    Psicólogos(as) e Médicos(as)

  • Carga horária total

    460 horas / aula – Aulas ocorrem em um final de semana por mês

  • Período

    Início em 17 e 18 de abril de 2020 a março de 2022 (22 módulos mensais e férias em fevereiro e julho)
    Sextas-feiras, das 17h30 às 21h40 e sábados, das 8h às 18h00.

  • Local

    CEFI - Porto Alegre


Investimento

  • Inscrição:

    R$300,00 até 30/12/2019; após R$360 + parcelas mensais (valor sob consulta)
  • Alunos e ex-alunos do CEFI tem 50% de desconto no valor da inscrição.
Consulte descontos para pagamento a vista e modalidade de pagamento extenso
Inscreva-se no curso

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foi desenvolvida na década de 60 pelo psiquiatra norte americano Aaron Beck. Entre as características da TCC encontram-se o fato de ser uma terapia breve, estruturada e voltada para o presente.
O pressuposto inicial é o fato de as cognições influenciarem os sentimentos e comportamentos. A abordagem se baseia no exame das cognições e, quando forem disfuncionais, nas suas reestruturações por meio de várias técnicas. Ressalta-se que esta é uma teoria em evolução, vários conceitos foram posteriormente integrados ao modelo inicial desenvolvido por Beck. Desde o seu início houve um comprometimento com a busca de evidências sobre sua eficácia, o que levou a um grande número de pesquisas e indicações bem estabelecidas como tratamento de primeira linha (isoladamente ou em tratamento combinado com psicofármacos) para vários quadros clínicos, por exemplo, transtornos de ansiedade, transtornos depressivos e bipolares, transtornos alimentares, relacionados ao trauma e a estressores, transtornos por uso de substâncias, relacionados ao transtorno obsessivo compulsivo, transtornos psicóticos, transtornos da personalidade. Além dos quadros clínicos citados, este curso aborda o uso da TCC na abordagem de casais e famílias, na infância e adolescência, disfunções sexuais, no quadro de dor crônica, transtornos de controle de impulso, TCC com grupos.
A evolução da teoria incorporou novos conceitos, alguns dos quais também são contemplados neste curso, como a Terapia do Esquema, a Terapia Comportamental Dialética, Mindfulness e Metacognição.

 

Aula inaugural:

24 e 25 de abril: Dra. Carmem Beatriz Neufeld - Pós-doutora em psicologia pela UFRJ e doutora em psicologia e mestre em psicologia social e da personalidade pela PUCRS. Ela é professora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da USP e vice-presidente da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO).

Metodologia

Aulas teóricas, discussão e supervisão de casos clínicos. O CEFI possui a
estrutura de Sala de Espelhos, na qual haverá momentos em que os professores farão atendimentos
para os alunos observarem, além de práticas de role playing. O aluno poderá atender no CEFI via
modalidade SACEFI-Ensino e fará supervisão em aula de um caso. Os atendimentos são pagos com
um valor simbólico, ou pelos convênios existentes com o CEFI. O aluno/terapeuta recebe 70% do
valor da sessão e poderá, se desejar, receber mais pacientes e realizar supervisão em grupo, com
valor diferenciado, visto que esta é fora do contexto do curso.

Coordenação

Francine Gonçalves - Doutoranda pelo Programa de Pós
Gradução em Psiquiatria na FAMED UFRGS. Mestre pelo Programa de Pós Gradução em
Psiquiatria na FAMED UFRGS. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Pesquisadora do GECIA (Grupo de Estudo do Comportamento na infância e Adolescência) da
UFRGS e Pesquisadora do PROTAN (Programa de Transtornos de Ansiedade) da UFRGS.
Integrante do CEDHAS (Centro de Desenvolvimento de Habilidades Sociais). Atualmente é
primeira secretária da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS).
Atualmente é professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Tem experiência na área da psicologia em atendimentos individuais e em grupo, com ênfase
em Psicologia Cognitivo-Comportamental e avaliações psicológicas.

Conteúdo Programático

Histórico, Princípios Fundamentais
Técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental
Avaliação Clínica e DSM-5 na prática clínica
Conceitualização de casos clínicos
TCC na Fobia Específica e na Ansiedade Social
TCC no Pânico e no TOG
TCC no TEPT e no TAG
TCC na Infância e adolescência
TCC nos Transtornos por uso de substâncias
Psicofarmacologia, Tratamento Combinado e Neuropsiquiatria TCC no
Transtorno de controle do impulso
Transtornos relacionados ao TOC
TCC no TDAH
TCC na Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos
Transtornos de Personalidade do Modelo de Beck TCC
nos Transtornos Alimentares/ Obesidade
TCC com casais e famílias
Dor crônica/ Mindfulness
Terapia da Aceitação e
Compromisso
Terapia do Esquema
TCC com grupos
Desafios Clínicos
Terapia Comportamental Dialética

Objetivo

 

OBJETIVO GERAL: Promover a aprendizagem de aspectos conceituais do Modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental, bem como de técnicas de intervenção nos Transtornos Mentais mais comumente vistos na clínica.